You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Diferenças entre
Idade Cronológica e Idade Corrigida

Qual a diferença e como fazer a conta entre as duas idades!

Para calcular a idade corrigida utiliza-se a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as 40 semanas de gravidez. Por exemplo, um bebê que nasce no dia 20 de maio, com 32 semanas de gestação estará, em 20 de agosto, com 3 meses de idade cronológica e 1 mês de idade corrigida. Isso porque ela nasceu dois meses (8 semanas) antes da idade gestacional de 40 semanas.

Por que utilizar a idade corrigida?

Não dá para exigir que um bebê prematuro (bebê que nasceu com menos de 37 semanas de gestação) engatinhe, fale, sente ou ande no mesmo período em que um bebê a termo (com 37 semanas de gestação ou mais). Não podemos esquecer que os prematuros são "mais novos" do que o que a sua idade real mostra. Até porque cada bebê é único e tem seu tempo para realizar esse ponto do desenvolvimento infantil. Ainda, devemos levar em consideração que quando o prematuro nasce, ele é submetido à várias situações adversas ainda na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e, o que influenciará também o seu padrão de crescimento. Desse modo, utilizamos a "idade corrigida" para avaliar de forma mais adequada o desenvolvimento comportamental, físicoe intelectual do prematuro, que poderá ser diferente do padrão típico de um bebê que nasceu de 40 semanas. Essa diferença no desenvolvimento tende a desaparecer durante os 3 primeiros anos de vida. Porém, alguns bebês podem apresentar atrasos ao longo-prazo. O importante é continuar o acompanhamento periódico com o pediatra, para que ele possa investigar qualquer sinal de alerta e encaminhar o bebê para atendimento especializado.

Até quando se utiliza a idade corrigida?

É recomendado utilizar a idade corrigida na avaliação do prematuro até aproximadamente 2 anos de idade, para que se tenha uma expectativa realista, sem desrespeitar frente aos padrões de referência. Para os prematuros de extremo baixo peso (nascidos com menos de 1kg) e com menos de 28 semanas, recomenda-se corrigir a idade até os 3 anos.
- O perímetro cefálico deve ser corrigido até os 18 meses de vida do prematuro;
- O peso até os 24 meses;
- O comprimento/altura até os 3 anos e 6 meses.

Atenção Papais

Nos primeiros anos, seu bebê prematuro pode ficar abaixo dos padrões de normalidade nos gráficos de crescimento (peso, comprimento, perímetro cefálico) da caderneta de vacinação e de outras curvas de crescimento, mesmo utilizando-se a idade corrigida. Precisamos considerar que quando o prematuro nasce, ele é submetido à várias situações adversas no mundo externo e, portanto, seu padrão de crescimento tende a ser diferente do esperado enquanto ele estava no útero. Isso pode acontecer principalmente com bebês que apresentaram restrição de crescimento intra-uterino. Portanto, o importante mesmo é manter acompanhamento com o seu pediatra, para que ele possa investigar qualquer sinal de alerta no crescimento e desenvolvimento do bebê e então encaminhá-lo a um especialista.

REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Governo Federal Brasileiro. Desenvolvimento de bebês prematuros deve ser acompanhado durante toda a infância. 2022..

Voltar