You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Higiene do Bebê Prematuro
O banho do recém-nascido prematuro

Dependendo da maturidade do bebê prematuro, ele não deve tomar banho todos os dias, pelo menos, até 1500g o bebê deve tomar banho em dias alternados. Após isso, com o seu amadurecimento, ele deve tomar banho todos os dias.

Voltar

Os Primeiros passos
para o Banho!

O primeiro é a separação do material que você irá utilizar. Lave as mãos e deixe tudo pronto antecipadamente: toalha, sabonete, roupa, fralda.

O segundo é a conferência da temperatura da água:

• A temperatura adequada da água é entre 36,5º e 37ºC e pode ser medida com termômetro.
• Caso a família não tenha termômetro, coloque a região interna no braço na água (região do pulso), se estiver agradável a temperatura, também estará para o bebê.


• O local para o banho deve estar fechado e sem a circulação de vento (fechar todas as janelas e portas).

O terceiro passo para o banho do bebê tem uma ordem específica a ser seguida, e tem um passo a passo que possa ajudar nesse momento tão especial na vida do bebê:


1. Coloque a água na banheira suficiente para cobrir o corpo do bebê;
2. Com o bebê ainda vestido, lave suavemente seu rosto, primeiro a área dos olhos (do canto interno para o externo), depois lave um lado e o outro do rosto, não use o sabonete. Seque com a toalha. Com um pano, limpe as pregas da orelha, depois atrás dela. Com a ajuda dos dedos médio e polegar da sua mão, tampe os ouvidos do bebê e com a outra mão molhe a cabeça, lave com o shampoo ou sabonete, enxágue e seque. Retirar a roupa do bebê para o banho; se o bebê estiver evacuado, limpe o períneo com um pano úmido, antes de colocá-lo na banheira. A partir daí, coloque o bebê delicadamente na banheira, segurando-o (a costa do bebê fica apoiada no braço e o braço esquerdo dele é seguro pela sua mão. Desta forma, a cabecinha dele estará apoiada no seu braço esquerdo, e você terá livre o outro braço para banhar o bebê.
3. Ensaboar o pescoço, os membros superiores, tórax, costas e membros inferiores sucessivamente, lembrando-se de ir retirando o enrolamento com o pano aos poucos;
4. Retirar o bebê da banheira, enrolando em toalha ou pano macio. Secando a pele com movimentos compressivos e suaves sem friccioná-las.
5. Colocar a fralda e em seguida, colocá-lo em contato pele a pele.

Voltar

Atenção

O banho será demonstrado pela equipe de enfermagem da unidade neonatal.

Não se esqueça que durante o banho o bebê pode sentir insegurança e chorar, pois está "desprotegido", sem roupa. Fale com ele, pois o banho é um momento de interação entre você e o bebê e deve ser prazeroso para ambas as partes. Seque as dobrinhas do bebê cuidadosamente. Não fazer uso de talco (o bebê pode ter alergia ou se sufocar). Coloque roupinhas confortáveis na criança e não prenda os braços ou pernas, pois o bebê gosta e precisa se movimentar.

Voltar

Dicas para ajudar no Banho
do seu Bebê?

• Feche as janelas para evitar correntes de ar e deixe tudo o que for usar em local de fácil acesso. Procure um local familiar para dar banho no bebê, pode ser no seu quarto ou no banheiro;
• Higienize a banheira com água e sabão antes e depois do banho. A água deve ocupar cerca da metade do volume da banheira;
• Nos primeiros meses, o shampoo é dispensável, já que os bebês costumam ter pouco cabelo, depois opte por escolher um produto de preferência sem perfume;
• Prefira dar banho no bebê no horário mais quente do dia, ou seja, escolha perto da hora do almoço. Após secar o bebê, coloque-o imediatamente em contato pele a pele na posição do método canguru para aquecê-lo.

Voltar

Coto Umbilical

O cordão umbilical é uma estrutura única, onde encontram-se duas artérias e uma veia, muito importantes quando o bebê está dentro da barriga. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função, iniciando um processo que chamamos de mumificação, ou seja, o pedacinho que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto, podendo variar esse tempo.

Voltar

Durante o processo de cicatrização do coto é preciso higienizar o local:
• Antes de qualquer manipulação do coto umbilical do bebê, lave bem as mãos;
• Utilizar água e sabão para a limpeza do coto umbilical, em todos os banhos e nas trocas de fraldas;
• O álcool a 70%, em alguns estudos, pareceu demorar mais a cair o coto, podendo ser desnecessário seu uso;
• Coloque a fralda abaixo do coto umbilical, para que fique limpo e seco;
• Não precisa acelerar o processo de desprendimento do coto, não o puxe, não use faixas, nem moedas ou botões, e não coloque nenhum curativo fechado;
• A higiene precária ou um atendimento não adequado para o recém-nascido podem determinar a presença de outras bactérias que causam doenças.

OBS

Em caso de dúvidas ou alteração na coloração, aspecto ou cheiro, entre em contato com a enfermeira ou pediatra!

Voltar

Troca de Fralda
do Bebê

Muitas dúvidas surgem quando o bebê nasce, principalmente nos pais de primeira viagem. Como realizar a troca? Que tipo de fralda utilizar? Uso pomada para assaduras ou não? Quantas vezes trocar o bebê por dia? E a noite? Pois bem, nos primeiros meses de vida, o bebê é muito frágil e como são as primeiras vezes que será realizado a troca de fraldas, muitos papais e mamães se atrapalham na hora da troca.

Voltar

Quantas vezes realizar a troca de
Fralda ao dia?

Segundo os especialistas, o ideal é trocar de fralda do bebê sempre que necessário, várias vezes ao dia, se for preciso, principalmente antes e depois que você amamentá-lo (deve ser conferida a cada 2 a 3 horas e trocada sempre que necessário). Não trocar a fralda frequentemente pode ocasionar irritações na pele do bebê, como assaduras. Quando pensamos sobre a troca de fralda à noite, o ideal é não fazer essa troca com tanta frequência, pois essa é a hora do bebê dormir e relaxar. Por isso, antes de colocá-lo para dormir, faça a troca de fralda, assim ele terá uma ótima noite de sono, se sentindo confortável e relaxado. É importante não levantar o bebê prematuro pelas pernas, na troca de fralda. Logo, é recomendado colocar ele de lado para fazer a higiene e colocar a fralda.

Voltar
higiene íntima da menina

Realizar com o algodão e água morna faça a limpeza em movimentos únicos de frente para trás (da vagina para o ânus). Não use o algodão mais de uma vez.


Voltar
higiene íntima do menino

Realizar com algodão e água morna faça a limpeza no pênis, puxando a pele do prepúcio delicadamente. Com um novo algodão, limpe os testículos e a região ao redor do ânus, obedecendo sempre essa ordem.


Voltar
Qual o tipo de fralda mais adequada?

Não existe um padrão específico de fralda, a fralda ideal é aquela que o seu filho melhor se adapta, por isso teste algumas marcas e veja qual a melhor. Uma fralda ideal é aquela que não deixa vazar o xixi e nem o cocô na roupa e que não deixe o bebê com assaduras. É fundamental que a fralda tenha boa capacidade de absorção e ventilação para que a pele do bebê possa respirar e evitar incômodos.


Voltar
A pomada para assaduras é necessária?

Sim, pois as pomadas para assaduras conseguem uma proteção maior para o bebê, graças a uma barreira contida nas substâncias em que a pomada é feita, como por exemplo, vitamina A e D e óleos. Vale lembrar que não é preciso colocar uma camada excessiva de pomada para assaduras, uma camada fina já é suficiente para a proteção.


Voltar
O uso de lenço umedecido é indicado?

O uso dos lenços umedecidos é indicado para usar quando o bebê não estiver em casa, em uma visita ao pediatra ou passeio comum. Quando estiver em casa, o indicado é fazer a limpeza com água morna e algodão, pois a pele do bebê é muito sensível, e os lenços umedecidos podem ter algum componente que irrite a pele do pequeno.

Atenção:
O uso de lenço umedecido deve ser evitado. Se usar, escolha lenços com menor quantidade de produtos químicos e sem perfume, para evitar alergias na pele do bebê.

REFERÊNCIAS

FONSECA, L. M. M., SCOCHI, C. G. S. Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família. Ribeirão Preto - SP: FIERP, 2015.


Voltar